Ultimas Noticias

Agosto Lilás: Núcleo Girassol realiza palestra de conscientização no CEI Aurora

Por Leonardo Santos
Agosto Lilás: Núcleo Girassol realiza palestra de conscientização no CEI Aurora

O Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol promoveu na manhã desta quarta-feira, 05 de agosto, uma apresentação teatral e palestra sobre a campanha Agosto Lilás no Centro de Educação Infantil Aurora. A ação visou o combate à violência contra a mulher, trabalhando, de forma lúdica, a conscientização das crianças do educandário contra a problemática. 

Por meio de teatro de fantoches, a equipe do Núcleo Girassol orientou as crianças do CEI Aurora sobre os tipos de violência contra a mulher, como combater esse problema e possíveis instrumentos para denúncia de casos.

De acordo com Jasson Jacaúna, coordenador do Núcleo Girassol, as ações orientativas com relação ao Agosto Lilás estão abrangendo escolas municipais, estaduais e rede de assistência social do município. O coordenador ressaltou a importância da atividade desenvolvida no CEI Aurora. "É importante a gente trazer essa temática desde o Ensino Infantil, porque sabemos que as crianças são as pessoas que mais conseguem captar a mensagem e elas colocam em prática. Na medida em que nós conseguimos educar desde criança, ela cresce com uma cultura de valorização, de respeito, de saber, o que pode e o que não pode", salientou. 

Karolle Carvalho, gestora do CEI Aurora, enalteceu que a ação em parceria com o Núcleo Girassol reforça todo um conjunto de atividades desenvolvidas pelo educandário para reforçar o combate a qualquer tipo de violência contra a mulher. "O Centro Educacional Infantil Aurora vem trabalhando a temática dos tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher. É um trabalho desenvolvido durante o ano todo. Nós convidamos o Núcleo Girassol que veio realizar atividades educativas e lúdicas para conversar com as crianças, promovendo o respeito, o cuidado, a proteção e a construção de uma cultura de paz desde a infância, pois é muito importante a gente trabalhar isso na infância com as crianças pequenas para que a gente se torne uma sociedade muito melhor e nossas mulheres estejam mais protegidas", evidenciou a gestora. 

Ao longo de todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoverá uma série de ações orientativas e educativas com relação à campanha de combate, prevenção e conscientização contra os diversos tipos de violência contra a mulher. As programações serão desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social e outros órgãos parceiros da Prefeitura de Parintins. 

-----

Texto: Daniel Sicsú - SECOM/SEMED
Fotos: Leonardo Santos - SECOM/SEMED
E-mail: [email protected]
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)