Com apoio da Prefeitura e Ufam, Parintins recebe Festival Paralímpico neste sábado (19)
Parintins vai viver um momento histórico para o esporte inclusivo neste sábado, 19, ao receber pela primeira vez o Festival Paralímpico Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam).
O evento será realizado das 8h às 10h, na Arena Olímpica Rubem dos Santos, e de forma simultânea em outras 149 cidades do Brasil, com vivências nas modalidades: atletismo, bocha e judô para crianças e jovens com deficiência.
Gratuito e com caráter lúdico, sem competição, o festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva para crianças e adolescentes com e sem deficiência, de 8 a 17 anos, incentivando a inclusão e o fortalecimento do Movimento Paralímpico. Em Parintins, 300 crianças já estão inscritas, incluindo participantes do município de Barreirinha.
Durante a manhã, as crianças terão vivências em três modalidades paralímpicas: Atletismo, com o professor Jarson Jacaúna, Bocha, com o professor Wellinton Cursino, e Judô, com a professora Drielle Deandra. O evento contará com o apoio de acadêmicos voluntários dos cursos de fisioterapia e educação física da Ufam, Unopar e Unigrande.
Depois da capital (Manaus), Parintins é a primeira cidade do interior do Amazonas a ser contemplada pelo edital do Comitê Paralímpico, sob a coordenação geral da professora Mariana Andrade e da coordenação técnica da professora Diandra Motta.
Reconhecido como a maior mobilização do esporte paralímpico brasileiro, o festival é aberto para toda a população prestigiar. De acordo com a professora Diandra Motta, as crianças do Núcleo Girassol, projeto Educ(Ação), do Instituto Iapin Isadora Tupinambá e da Escola Pestalozzi estão confirmadas para participar.
Solidariedade
O ICSEZ/Ufam também está realizando uma mobilização solidária para complementar o lanche dos participantes. Quem puder contribuir com doação de frutas como melancia, banana, maçã, laranja e tangerina, pode entrar em contato pelo WhatsApp (92) 99166-5188.
------
Texto: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
Fotos: Alessandra Cabral - CPB
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
