Ação do dia

Defesa Civil faz vistorias em comunidades da área de várzea

Ações fazem parte do cronograma do Comitê de Enfrentamento da Enchente

Por
Defesa Civil faz vistorias em comunidades da área de várzea

Com objetivo de acompanhar a situação de áreas alagadas no município, a Defesa Civil visitou 26 localidades da várzea de Parintins entre os dias 20 e 26 de abril. Além da Defesa do município, representantes da Semed, Semasth, Vigilância Sanitária, Marinha e Defesa Civil do Estado formaram a equipe que atendeu comunidades de regiões como Paraná de Parintins de Baixo, Paraná do Espírito Santo e Paraná do Limão.

 

O monitoramento identificou problemas que comunitários estão sofrendo devido à enchente do Rio Amazonas. Perda de plantações, casas alagadas e dificuldade de acesso às escolas foram algumas das principais situações identificadas. Na comunidade de Vila Bentes, a equipe teve dificuldades para conversar com os moradores, pois o nível da água chega a um metro do chão e há correntezas. Parte dos moradores deixaram as casas e partiram para terra firme, temporariamente.

 

Os comunitários solicitaram construção de pontes e doações de madeira para o levantamento de assoalhos. Frente aos problemas, a Defesa Civil informou que a Prefeito de Parintins, Bi Garcia, acompanha a situação com atenção. No inicio do mês, o documento de origem florestal foi liberado, autorizando o beneficiamento de toras de madeira para atender solicitações dos moradores. Os atendimentos serão primeiro de ordem coletiva, como a construção de pontes e assoalhos para escolas afetadas pela enchente.  

 

A equipe recebeu as principais demandas das comunidades e irá repassar aos órgãos competentes. A Defesa Civil solicitou que os agentes de saúde, de cada localidade, se dirijam a sede da coordenadoria, na antiga Escola Aldair Kimura, para apresentar o cadastro atualizado dos moradores.

 

DEFESA CIVIL1

 

Para o coordenador da Defesa Civil de Parintins, Samuel Reis, as vistorias foram positivas. “Conseguimos sentir de perto os problemas dos moradores e traçamos saídas viáveis. Vamos em busca de soluções para essas pessoas. É um comprometimento da Defesa e da Prefeitura de Parintins”, afirmou. 

 

A moradora da comunidade de Nossa Senhora das Graças, Maria Elizete, agradeceu a visita. “É o trabalho de vocês, mas obrigado por olhar a nossa situação”, disse.

 

As vistorias fazem parte das ações do Comitê de Enfretamento da Enchente, formado por diversos órgãos da Prefeitura de Parintins, como a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, e conta com apoio da Defesa Civil do Estado, Marinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.