Ultimas Noticias

Restaurante Popular e agricultura familiar fortalecem estratégia de segurança alimentar em Parintins

Por Josene Araújo
Restaurante Popular e agricultura familiar fortalecem estratégia de segurança alimentar em Parintins

Garantir que o alimento chegue à mesa de quem mais precisa exige planejamento, integração entre políticas públicas e, sobretudo, um olhar atento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Com esse propósito, a Prefeitura de Parintins realizou nesta terça-feira (03) a Oficina Construção do Fluxo Integrado de Atendimento do Protocolo Brasil Sem Fome, e visita ao Restaurante Popular “Tia Lili”.

No Centro do Idoso “Pastor Lessa”, a Oficina reuniu representantes das secretarias municipais de Assistência Social (SEMASTH), Saúde (SEMSA), Educação (SEMED), Produção e Abastecimento (SEMPA), profissionais técnicos dos CRAS, CREAS, usuários dos serviços públicos e representantes do controle social.

A oficina definiu quais serão as portas de entrada para as pessoas em situação de insegurança alimentar, quais serviços estarão disponíveis, quem será responsável pelos encaminhamentos e como as informações serão compartilhadas entre os setores.

A construção de uma rede pública capaz de identificar e atender pessoas em situação de insegurança alimentar, a implantação do Restaurante Popular, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e as ações articuladas entre Assistência Social, Saúde, Educação e Produção foram temas de destaque do articulador do Protocolo Brasil Sem Fome no Amazonas, Clodoaldo Pontes.

“A implantação do Restaurante Popular é uma conquista e uma das principais ofertas públicas dessa rede de proteção, com perspectiva de ampliação para 200 atendimentos a partir de fevereiro de 2027, conforme anunciado pela gestão municipal”, destacou Clodoaldo.

Segundo ele, embora o Brasil tenha avançado no enfrentamento à fome, ainda existem milhões de pessoas nessa condição. “O papel do Protocolo Brasil Sem Fome é identificar as pessoas em risco de insegurança alimentar. Muitas vezes, elas não estão no SUAS, no SISAN, no Cadastro Único. Precisamos encontrar e fazer com que elas tenham acesso às ofertas públicas disponíveis”, destacou o articulador.

Nesse processo, ganha importância a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das equipes das Unidades Básicas de Saúde, dos CRAS e de outros serviços que possuem contato direto com as famílias nos territórios urbanos e rurais.

Clodoaldo também enfatizou a importância dos recursos destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar, que fortalecem os produtores locais e contribuem para o abastecimento das escolas e de instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Outro ponto enfatizado foi o papel do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), espaços fundamentais para garantir a participação da sociedade civil, o controle social e a articulação entre as secretarias municipais.

O município cumpre as etapas previstas desde a adesão ao protocolo, incluindo a elaboração do plano de ação e a cartografia de respostas locais, destacou a Secretaria Executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), Augusta Paulain.

Representando a Câmara Intersetorial, Ana Glaycy, ressaltou que a segurança alimentar não é responsabilidade exclusiva da Assistência Social e que muitas famílias, mesmo recebendo benefícios sociais, não conseguem garantir uma alimentação adequada devido a outras despesas, considerando também as particularidades de Parintins, como os períodos de cheia e vazante.

A participação da Secretaria Municipal de Educação reforçou o papel da alimentação escolar na segurança alimentar dos alunos atendendo em 154 escolas nas zonas urbana e rural, incluindo creche e unidades indígenas. A SEMPA destacou as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o projeto Hortas Comunitárias, desenvolvido em parceria com SEMASTH e SEDEMA. 

Participaram também o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional -CONSEAPIN, Marcos da Luz, a vice-presidente Jucinaina Pantoja, representante da gestão municipal Inah Lopes, Wanderleia Ribeiro (SEMPA), Nelma Souza (SEMED) e a nutricionista Rita Cabral (Restaurante Popular).

Texto: Josene Araújo - SECOM/SEMASTH
Fotos: Andrey Vinente - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Fone: (92) 98253-0058
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)